Os cinco princípios básicos para uma vida saudável

Os cinco princípios básicos para uma vida saudável

O Instituto DKV para uma Vida Saudável recorda a importância de hábitos de vida saudáveis ​​para prevenir doenças e permanecer em forma

7 de abril, Dia Mundial da Saúde

No dia 7 de abril é comemorado o ‘Dia Mundial da Saúde’, uma ocasião para nos lembrar da importância de levar um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, destacar as deficiências de nossos hábitos cotidianos que, em Às vezes, eles estão longe de ser o mais recomendado por especialistas médicos.

Com o objetivo de lembrar os aspectos fundamentais a ter em conta para manter uma vida saudável, longe de excessos alimentares, sedentarismo, tabaco, falta de sono, etc., o Instituto DKV de Vida Saudável propõe 5 pilares básicos para cuidar da nossa saúde:

1. Coma uma dieta equilibrada:
Proporcionar ao nosso corpo uma grande variedade de alimentos, em quantidades adequadas às nossas características físicas, é um fator vital para a nossa saúde. Os especialistas aconselham moderar o consumo de carnes gordurosas, bolos, doces, açucares e refrigerantes. Recomenda-se também a ingestão de derivados diários de cereais e batata, legumes, frutas, leite e produtos lácteos e azeite.

2. Realize o exercício físico:
O exercício regular é essencial para manter o tônus ​​e a massa muscular, evitando problemas posturais e dores nas costas. Além disso, reduz a pressão arterial, favorece um nível adequado de açúcar no sangue, melhora a densidade óssea, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, reduz as chances de depressão e ajuda a regular o apetite. A realização de um mínimo de 60 minutos diários de atividade física, no caso da população infantil e adolescente, e de 30 a 60 minutos por dia na população adulta, é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

3. Descanse as horas necessárias:
A conciliação do sono é um fator fundamental, pois, durante seu curso, ocorrem processos metabólicos vitais que afetam nossa vida ativa diária. A recomendação é dormir de 7 a 9 horas por dia, além de reservar um horário para dormir com duração de meia hora “no máximo”, pois se esse tempo for ultrapassado “a pressão para o sono noturno é reduzida”.

4. Manter a higiene pessoal
Através do chuveiro evitamos a presença de bactérias e germes que afetam a saúde da nossa pele. A higiene das mãos é a melhor barreira para evitar muitas doenças, uma vez que é a forma mais comum de contato com bactérias. A limpeza oral também é essencial para evitar infecções.

5. Evite maus hábitos
O estilo de vida sedentário, o consumo de tabaco ou a ingestão excessiva de álcool são os hábitos pouco saudáveis ​​mais comuns que colocam em risco nosso corpo. O consumo de cigarros é considerado um vício em drogas e seu consumo crônico implica alta toxicidade. O consumo prolongado de álcool aumenta a probabilidade de sangramento esofágico, inflamação e danos ao fígado e pâncreas, desnutrição ou câncer de esôfago, cólon, cabeça, pescoço ou seios.

Também é necessário destacar a necessidade de exames médicos regulares para detectar as condições que podem aparecer, apesar de manter uma vida saudável.
Se você está interessado em abordar as recomendações oferecidas pelo Instituto DKV e como colocá-las em prática, oferecemos uma entrevista com Ferran Tognetta, Diretor Médico de e-Saúde e Comunicação da DKV Seguros.

Um abraço,

Sara Luque
ATREVIA
Tel: 91-564 07 25 – 667 64 31 75
[email protected]

Instituto DKV para uma vida saudável

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O Instituto DKV para uma Vida Saudável é uma iniciativa criada para promover a melhoria da saúde e da vida da população, através da disseminação de informação e formação com vista a instilar hábitos saudáveis. Através do Instituto DKV de Vida Saudável, visa fornecer orientações úteis para ajudar as pessoas a se tornarem agentes co-responsáveis ​​e ativos no cuidado de sua saúde, promovendo a prevenção, bem como os valores de exercício e hábitos para uma vida saudável .
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