Chá Para Emagrecer – 15 Melhores, Como Tomar e Dicas em Alimentos Para Dieta

Um chá sempre é uma boa pedida para aqueles dias frios, para aliviar uma dor de garganta ou simplesmente para relaxar. Porém, existem vários tipos de chás que podem te ajudar até na luta contra a balança. Vamos conhecer os tipos de chá para emagrecer e expor seus benefícios abaixo.

1. Chá Verde
O chá verde é provavelmente o melhor chá para perder peso porque acelera o metabolismo. Pesquisas mostram que substâncias encontradas no chá verde são responsáveis por acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso. Tomando chá verde diariamente, é possível queimar até 70 calorias por dia.

De acordo com 17 estudos clínicos, o chá verde está relacionado a níveis mais baixos de açúcar no sangue. Além disso, ele tem poder antioxidante. A catequina presente neste chá emagrecedor é um antioxidante que acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. É importante atentar para a fonte do chá – sempre prefira as fontes orgânicas, pois essas contém níveis menores de sódio.

Em um estudo que durou 12 semanas, os participantes tomaram de 4 a 5 xícaras de chá verde por dia e praticaram 25 minutos de exercícios físicos por dia. Quando comparados com os participantes que não tomaram o chá, foi observado que os que o consumiram perderam mais peso do que os demais. Isso ocorre devido à presença da catequina, uma substância que quebra o tecido adiposo desencadeando a liberação de gordura das células de gordura. Logo em seguida, com o metabolismo acelerado pela mesma substância, o fígado tem sua capacidade aumentada de transformar essa gordura quebrada em energia. Assim, o indivíduo perde peso mais facilmente.

Como tomar: ferva a água e coloque 1 colher de sopa para cada litro de chá. Desligue o fogo e deixe o chá em infusão por 10 minutos. Suas propriedades são preservadas por ate 24h se armazenado na geladeira.

Veja mais: Como fazer chá verde para melhores resultados.
2. Chá Oolong
O chá de oolong tem origem na China, onde oolong significa “dragão preto”. É um chá leve e floral que, assim como o chá verde, contém catequinas que ajudam a promover a perda de peso através do aumento da capacidade do corpo de metabolizar a gordura.

Um estudo do Chinese Journal of Integrative Medicine descobriu que os participantes que tomaram este chá regularmente perderam cerca de 3 kg em 6 semanas.

Outras pesquisas mostram que esse chá tem um efeito mais forte que o chá verde, podendo promover uma queima de gordura até 157% mais eficaz. Além disso, o chá oolong é antioxidante, acelera o metabolismo, queima e bloqueia a absorção de gordura, é bom para diabetes tipo 2, doenças cardíacas, reduz a pressão arterial, previne deterioração dos dentes e melhora pele.

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Algumas pesquisas concluíram também que o chá oolong reduz o colesterol e aumenta os níveis da adiponectina que previne a obesidade.

Como tomar: faça uma infusão do chá oolong de 30 segundos a 5 minutos, para uma xícara mais forte.

Veja mais: Chá oolong emagrece? Dicas e benefícios.
3. Chá Branco
O chá branco é ótimo para reduzir a exposição ao fluoreto que está presente em outros chás para emagrecer. Ele é também mais eficaz que o chá verde no combate a germes. Além disso, apresenta efeito antibacteriano, antiviral e antifúngico e é rico em antioxidantes.

Um estudo publicado na revista Nutrição e Metabolismo mostrou que o chá branco pode simultaneamente impulsionar a degradação de gordura e bloquear a formação de novas células gordurosas devido a substâncias presentes em sua composição que são ativas nas células de gordura humana.

Como tomar: aqueça a água e antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por cinco minutos.

Veja mais: Chá branco emagrece? Mais que o chá verde? Como preparar?
4. Chá Rooibos ou Chá Vermelho
O chá rooibos é um ótimo chá para emagrecer feito a partir de uma planta cultivada na África do Sul. Ele é eficaz para a perda de gordura devido à presença de um flavonóide chamado aspalatina. Pesquisas mostram que esse composto é capaz de reduzir os hormônios do estresse que desencadeiam fome e o acúmulo de gordura.

Desta forma, ele ajuda a regular os hormônios de armazenamento da gordura que estão relacionados a casos de doenças como hipertensão, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Como tomar: faça uma infusão desse chá e tome antes das refeições.

Veja mais: Chá rooibos emagrece? Benefícios e dicas.
5. Chá de hibisco
De acordo com numerosos estudos, os flavonóides e outros compostos encontrados na planta de hibisco ajudam a neutralizar o inchaço influenciando a forma como a aldosterona, o hormônio que regula o equilíbrio de água e eletrólitos, afeta o corpo. Assim, este chá para perder peso reduz o inchaço na região abdominal e ajuda na perda de peso.

Como tomar: aqueça a água até começar a ferver, acrescente o hibisco seco e desligue o fogo. Deixe em infusão por até 10 minutos. O chá pode ser consumido quente ou gelado durante o dia.

Veja mais: Chá de hibisco – Para que serve, benefícios, como tomar e propriedades.
6. Chá de Kola Nut
Com uma contagem de cafeína maior do que o café, esse chá emagrecedor acelera seu metabolismo.

Em um estudo publicado na revista Physiology & Behavior, um aumento de 3 a 4% na taxa metabólica foi medido em indivíduos magros e obesos após uma única dose de 100 mg de cafeína presente na kola nut.

Como tomar: prepare uma infusão com até 2 colheres de chá por dia. Não tome em excesso devido a alta quantidade de cafeína presente.

7. Chá de gengibre
O gengibre não é só uma das especiarias mais saudáveis ​​do planeta, mas também combate a inflamação. De acordo com numerosos estudos, o gengibre, tradicionalmente usado para aliviar a dor estomacal, bloqueia vários genes e enzimas no corpo que promovem a inflamação causadora de inchaço.

Para melhorar o sabor, é possível adicionar cravo e canela ao chá.

Como tomar: lave bem e corte ou rale o gengibre. Espere a água ferver e adicione o gengibre. Tampe a panela, reduza o fogo e deixe aquecer de 8 a 10 minutos.

Veja mais: Como usar o chá de gengibre para perder peso.
8. Chá de Ashwagandha
O estresse é um fator que interfere negativamente na perda de peso. Um estudo recente em Penn State descobriu que as pessoas que reagem mal a situações estressantes aumentaram os níveis de inflamação em seus corpos e a inflamação está diretamente ligada à obesidade, bem como ao desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Quando uma pessoa está ansiosa ou estressada, os hormônios do estresse como o cortisol, conhecido como “hormônio da gordura da barriga”, ganham força. Esse hormônio é capaz de extrair os lipídios (gordura) presentes na corrente sanguínea e armazená-los formando células de gordura.

O chá de ashwagandha reduz os hormônios do estresse que pode te prejudicar se você quer emagrecer. Um estudo publicado no Indian Journal of Psychological Medicine descobriu que o extrato da raiz de ashwagandha melhora de forma segura e eficaz a resistência de um indivíduo para o estresse e melhora a qualidade de vida.

Como tomar: esquente a água até ferver, em seguida desligue o fogo e coloque a raíz ou folhas da planta e deixe em infusão por até 10 minutos.

Veja mais: Chá de Ashwagandha – O que é, como tomar, efeitos colaterais e qual comprar.
9. Chá de Erva Mate
A erva mate é cultivada e tomada aqui na América do Sul como medicamento há séculos. Há estudos que indicam que ela combate doenças, inclusive o câncer.

Algumas das enzimas antioxidantes mais importantes no corpo são induzidas pelo mate. Essa erva é rica em polifenóis e mostra uma grande atividade antioxidante. Pessoas que bebem chá mate experimentam um aumento significativo de uma enzima que promove o colesterol HDL (bom).

Como tomar: esse chá para emagrecer pode ser tomado antes ou após as refeições, mas não exagere devido à grande quantidade de cafeína.

Veja mais: Chá mate emagrece mesmo?
10. Matcha
Este chá contém o mesmo componente presente no chá verde, porém em quantidades bem mais significativas.

Estudos mostraram que ele pode simultaneamente impulsionar a lipólise (a quebra da gordura) e bloquear a adipogênese (a formação de células de gordura), particularmente na região da barriga.

Como tomar: este chá deve ser preparado cuidadosamente para não empelotar. O pó deve ser adicionado à água quase fervente (de 70 a 80 graus). O chá não deve ser filtrado pois o pó se acumula no fundo do recipiente e deve ser ingerido imediatamente.

Veja mais: Matcha emagrece? O que é, benefícios, onde comprar e como tomar.
11. Chá Feiyan
O chá feiyan é uma infusão preparada com plantas medicinais que contêm componentes eficazes para reduzir o acúmulo de gordura. O consumo regular desse chá para emagrecer ajuda a melhorar seu metabolismo, reduzir o inchaço, diminuir o apetite, desintoxicar o corpo e se livrar do excesso de gordura. Esse chá não contém aditivos químicos e é seguro para consumo regular sem efeitos colaterais.

Esse é um dos chás para emagrecedor com resultados mais rápidos. Isso porque um dos primeiros resultados aparentes de uma desintoxicação é justamente a perda da barriga. Um mês de administração desse chá mostrou resultados de 2 a 4 quilos de redução no peso.

Como tomar: faça uma infusão com a planta e tome várias vezes ao dia.

12. Chá de Goji
A planta a partir da qual os gojis são colhidos é uma terapia medicinal asiática tradicional para diabetes, que também apresenta um efeito de emagrecimento. Em um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, os participantes receberam uma única dose de chá de goji ou um placebo após uma refeição. Os pesquisadores descobriram que uma hora após a dose, o grupo que consumiu goji estava queimando calorias a uma taxa 10% maior do que o grupo placebo e tais efeitos duraram até quatro horas.

A maioria dos chás de goji são misturados com chá verde, aumentando ainda mais sua queima de calorias.

Veja mais: Como fazer chá de goji berry – Receita, benefícios e dicas.

Como preparar: ferva a água e adicione goji. Desligue o fogo e deixe em infusão por até 10 minutos.

13. Chá de Bérberis ou Barberry
O caule, a fruta e a casca de raízes dessa planta contêm berberina, uma substância química poderosa. Um estudo realizado por pesquisadores chineses revelou que a berberina pode prevenir o ganho de peso e o desenvolvimento da resistência à insulina em ratos que consumiam uma dieta rica em gordura.

Estudos anteriores também descobriram que consumir o chá pode aumentar o gasto de energia e ajudar a diminuir o número de receptores na superfície das células de gordura, tornando-os menos propensos a absorver a gordura ingerida.

Como tomar: ferva a água, adicione uma colher de folhas de barberry e deixe ferver por mais 15 minutos.

14. Chá de Kava Kava
Kava Kava ajuda na luta contra a ansiedade, que interfere negativamente na perda de peso.

Em um estudo, 120 mg de kava kava foram administrados diariamente ao longo de 6 semanas para pacientes com insônia induzida pelo estresse. Os resultados sugeriram uma melhoria estatisticamente significativa na qualidade do sono.

Outro estudo recente publicado no Journal Eating and Weight Disorders colocou a ansiedade como um dos fatores mais importantes associados ao ganho de peso. Isso porque foi verificado que até dois terços das pessoas com distúrbios alimentares também sofrem de ansiedade.

Em doses muito altas, o kava kava pode causar toxicidade hepática e prejudicar o funcionamento do fígado. Assim, tome o chá com moderação e os benefícios serão muito agradáveis.

Como tomar: este chá para emagrecer é preparado a partir da raíz ou do pó preparado a partir da raíz. Ferva a água, adicione a kava kava e deixe em infusão por alguns minutos. Retire a raíz antes de ingerir.

Veja mais: Kava kava emagrece? Para que serve e efeitos colaterais.
15. Chá de Porangaba
A planta de onde esse chá é obtido produz frutos vermelhos parecidos com grãos de café. Essas plantas são nativas da América do Sul e são encontradas no Brasil.

O chá de porangaba contém substâncias como cafeína, alantoína, ácido alantóico e potássio, que ajudam na perda de peso. Esse chá é conhecido por promover a perda de peso, redução de apetite além de sua ação diurética e redução de acúmulos de gordura e celulite.

Como tomar: a dose recomendada para perda de peso é de 1 porção de chá 30 minutos antes de cada refeição para reduzir o apetite.

Até agora, vimos os 15 chás para emagrecer mais utilizados. A seguir, veremos outros 9 chás que também têm um impacto positivo e podem fazer parte da sua dieta:

16. Chá de Puer
Na China, ele é conhecido como um chá medicinal, mas aparentemente também é bom para curar ressaca. O chá puer melhora o metabolismo, diminui a pressão arterial e o colesterol, melhora a digestão e desintoxica o corpo.

Como tomar: é recomendado o consumo de até 4 xícaras de chá por dia.

17. Chá de Anis Estrelado
Anis estrelado é o fruto de uma pequena árvore verde nativa da China que pode ser usado no tratamento de problemas digestivos como diarréia e náusea. É um dos melhores chás para emagrecer e perder a barriga, já que alguns problemas de digestão podem ser os responsáveis por uma barriga saliente.

Como tomar: esse chá é preparado colocando uma vagem inteira do fruto em uma xícara de água quente por cerca de 10 minutos.

18. Chá de Rosas
Um dos chás mais antigos disponíveis, o chá de rosas é feito com uma mistura de pétalas e brotos de rosas e tem um grande efeito terapêutico no corpo humano. É também um ótimo chá para emagrecer devido ao fato de agir contra a prisão de ventre, que acaba te deixando um pouco inchado na região abdominal e atrapalha a perda de peso.

Além de eliminar toxinas e deixar a pele mais bonita, o chá de rosas contém vitaminas A, B3, C, D e E e é conhecido por agir contra infecções.

Como tomar: lave bem as pétalas e brotos da rosa e leve ao fogo com água. Ao ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 5 minutos.

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19. Chá de Limão
O chá de limão pode ajudar a combater o inchaço devido ao seu conteúdo de d-limoneno. O composto, que é encontrado no óleo da casca cítrica, tem sido usado por seus efeitos diuréticos desde a antiguidade.

Até recentemente, não haviam descobertas científicas que provassem isso, mas um estudo em animais publicado no Journal of the Pharmaceutical Society of Japan confirmou que o d-limoneno pode realmente prevenir a retenção de líquidos.

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Como tomar: Lave bem as cascas do limão e coloque em água para aquecer. Desligue após a fervura. É possível adicionar um pouco de mel para ficar mais gostoso e consumir uma vez ao dia.

Veja mais: Como fazer chá de limão – Receita e dicas.
20. Chá de Valeriana
A insônia é uma grande vilã contra a perda de peso. Isso porque ela pode impactar negativamente o hormônio regulador do apetite. O sono de qualidade, por outro lado, alimenta a produção de hormônios de queima de gordura, tornando-se uma prioridade máxima se você estiver tentando perder alguns quilos.

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A valeriana é uma erva que é considerada como um sedativo suave. Em um estudo com mulheres, pesquisadores deram a metade delas um extrato de valeriana enquanto o restante tomou um placebo. Cerca de 35% das pessoas que receberam a valeriana relataram melhora na qualidade do sono, contra apenas 4% do grupo que recebeu o placebo.

Como tomar: deixar a erva em infusão em água quente por até 10 minutos. É preciso consumir com moderação para evitar dores de cabeça e sonolência.

Veja mais: Benefícios da valeriana – Para que serve, chá e mais.
21. Chá de Mirtilo ou Blueberry
Consumir chá de mirtilo pode ajudar a reduzir a inflamação induzida por inchaço, de acordo com um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research.

Para chegar a essas descobertas, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos; um grupo recebeu uma dieta que incluiu o equivalente a 1 xícara e meia de chá de mirtilo, enquanto o outro grupo seguiu uma dieta de controle que não incluiu o chá. No final do experimento, o grupo que ingeriu o chá de mirtilo apresentou uma inflamação significativamente menor do que as pessoas que não consumiram o chá.

Como tomar: deixe ferver a água. Em seguida adicione o mirtilo deixando ferver por mais 10 minutos. O chá pode ser tomado quente ou gelado.

Veja mais: Benefícios do mirtilo – Para que serve e propriedades.
22. Chá de Camomila e Lavanda
O chá de camomila e lavanda evita a fadiga e a depressão, reduzindo o estresse que vem com a insônia. O estresse reduzido impede níveis aumentados de inflamação, que são diretamente ligados ao peso e às alterações do açúcar no sangue, como obesidade e diabetes.

Um estudo alemão descobriu que o chá de camomila melhorou significativamente os sintomas físicos relacionados à falta de sono e até ajudou a diminuir os níveis de depressão no período crônico de privação de sono.

Como tomar: faça uma infusão do chá por alguns minutos.

23. Chá de Lúpulo
O lúpulo, um composto presente também na cerveja, é uma planta sedativa cuja atividade farmacológica se deve principalmente às resinas amargas em suas folhas. O lúpulo aumenta a atividade de um neurotransmissor que ajuda a combater a ansiedade, aliviando a pressão do sistema nervoso e causando a redução da produção dos hormônios do estresse.

Como tomar: use os cones da erva, semelhantes a flores. Coloque uma xícara com água fervente sobre uma colher de chá de lúpulo e deixe em infusão por 10 minutos. Consuma antes de dormir.

24. Chá de Hortelã
O chá de hortelã tem uma propriedade interessante relacionada ao seu aroma. Enquanto alguns aromas podem desencadear a fome, outros podem suprimir o apetite. É o caso do chá de hortelã.

Um estudo publicado no Journal of Neurological and Orthopaedic Medicine descobriu que pessoas que cheiraram o aroma da hortelã a cada 2 horas perderam uma média de 2,5 kg por mês. Além disso, ingerir o chá de hortelã acelera a digestão e te ajuda a queimar mais calorias.

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Como tomar: basta adicionar uma boa quantidade de folhas em uma panela com a quantidade desejada de água, levar ao fogo e ferver de 5 a 10 minutos.

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